Cada vez mais preocupado com os rumos que a decisão de Breno (Daniel Dantas) em proibir banhos em Pontal D'Areia possa lhe trazer de prejuízo, Virgílio (Raul Cortez) resolve promover um achincalhamento público ao prefeito e cunhado.
A seu mando, Zé Pedro (Carlos Zara) mandou que fizessem um espantalho representando o prefeito e a cidade acordará com o boneco em praça pública e a placa: "Espantalho dos Turistas".
A manhã chega e muita gente se acumula ao redor do espantalho que foi pendurado em uma das placas de interdição da praia.
Diante da confusão, Breno resolve se explicar diante da população, mesmo sob vaias. Será que o prefeito conseguirá convencê-los de suas boas intenções?
Não perca em Mulheres de Areia!
TEM A VER...
...COM O ESPANTALHO: Ivani Ribeiro se serviu de uma peça de teatro para compor parte de sua trama da novela O Espantalho. Trata-se de "O Inimigo do Povo" do norueguês Henrik Ibsen.A história passa-se numa cidade do interior da Noruega cuja maior fonte de renda advém de sua Estação Balneária. O Dr. Stockmann inquieta-se com as doenças que turistas e concidadãos apresentam e resolve investigar a água da cidade. Para sua surpresa percebe que todo o encanamento de água está poluída, então sente-se no dever de levar a verdade ao povo, mas sua denúncia representará o fechamento do balneário por dois anos além da má fama que se espalharia a seu respeito mesmo depois das obras necessárias para resolver a questão. Isso causaria um transtorno para a cidade que deixaria de lucrar com o turismo.
Não denunciar o fato, contudo, vai contra os ideais de Stockmann. A poluição das águas é usada como metáfora no drama de Ibsen para denunciar a sujeira na estrutura social daquela cidade - no governo, na imprensa, no comércio e na sociedade em geral. A insistência do Dr.Stockmann em fazer prevalecer a verdade torna-o persona non grata (um espantalho dos turistas na concepção de Ivani) para a população, sobretudo ao defender a idéia de que os valores daquela cidade estão sustentados sobre a mentira e de que o povo não tem a razão, ou seja, a maioria não tem o monopólio da verdade. Ele torna-se um inimigo do povo e conta apenas com o apoio de sua família e de alguns poucos membros da comunidade, que passam a sofrer represálias por conta disso.
Ibsen |
Assista o Capítulo 17 exibido nesta terça-feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente a novela!