IVANI RIBEIRO


Ela nasceu Cleide Freitas Alves Ferreira em 1922 na cidade de São Vicente, São Paulo. Começou a carreira no rádio e alcançou grande popularidade. Trabalhou como cantora, autora e também atriz.

Em 1952, foi para a TV Tupi, onde escreveu a série Os Eternos Apaixonados. Na Record, em 1954, escreveu a primeira adaptação para a TV de A Muralha, alcançando grande sucesso. Na TV Excelsior, escreveu a primeira novela diária com história totalmente nacional. 

Regina Duarte, Tarcísio,
Edson França e Glória Menezes
em A Deusa Vencida
Durante a década de 60, na Excelsior, Ivani chegou a comandar um laboratório de dramaturgia e escreveu 13 novelas consecutivas, dentre elas os sucessos A Deusa Vencida, estreia de Regina Duarte na TV e As Minas de Prata, cuja história a Rede Globo aproveitou para A Padroeira (2001).

Na década de 70, transferiu-se para a TV Tupi e foi lá que escreveu grandes sucessos, como Mulheres de Areia, A Barba Azul (que viria a ser A Gata Comeu na Rede Globo), A Viagem O Profeta.

Sua relação na TV Bandeirantes não foi das melhores, apesar de ter escrito sucessos na emissora: O Cavalo Amarelo, a inesquecível Meu Pé de Laranja Lima e o remake de A Deusa Vencida.

Christiane Torloni em
A Gata Comeu
Em 1982 foi para a Rede Globo, onde permaneceu até sua morte, em 1995. Para a emissora, Ivani escreveu, em sua maioria, remakes, que se tornaram novelas inesquecíveis. Chegou a escrever uma por ano entre 1982 e 1986: Final Feliz (1982/83), Amor Com Amor se Paga (Camomila e Bem Me Quer), A Gata Comeu (A Barba Azul) e Hipertensão (Nossa Filha Gabriela). Em 1990 foi a vez de O Sexo dos Anjos, remake de O Terceiro Pecado. Em 1993, Mulheres de Areia, junção da novela de mesmo título de 1973 com O Espantalho e o grande sucesso A Viagem, em 1994.

Ivani é a única autora que emplacou três novelas com reprises duplas no Vale a Pena Ver de Novo: A Gata Comeu, A Viagem e agora Mulheres de Areia

Em 17 de julho de 1995 faleceu de insuficiência renal provocada pelo diabetes deixando prontos dois trabalhos: a telenovela Quem é Você, que seria seu segundo trabalho inédito para a Rede Globo (a primeira foi Final Feliz de 1982) e a minissérie O Sarau, baseada em contos de Machado de Assis. Este último projeto foi abortado.