sábado, 29 de outubro de 2011

RAQUEL LEVA SURRA DO MARIDO


Cada vez mais louca por Vanderlei (Paulo Betti), Raquel (Glória Pires) perde a noção do perigo. Agora, ela se encontra com o amante nos fundos da casa de praia em Pontal. Só que desta vez ela não consegue escapar de um flagrante e de uma surra bem dada. Marcos (Guilherme Fontes) a vê beijando Vanderlei e reage com violência. Primeiro, o marido traído esmurra o amante. Depois, Marcos completa o serviço em casa espancando a mulher.

Essas cenas vão ao ar nos próximos capítulos de Mulheres de Areia. Raquel pede a Vanderlei para desistir de Andréa (Karina Perez) e casar-se com ela. "Não agüento mais. Vou pedir o divórcio. Assim, a.gente pode se casar", diz ela. Vanderlei tenta convencê-la de que está apaixonado por Andréa. Raquel se desespera e o agarra. Vanderley não resiste e os dois acabam se entregando a um beijo ardente.

Marcos flagra os dois numa boa e resolve partir para a agressão. Ele dá uma sova em Vanderlei, que so não apanha mais porque César (Henri PagnonceIli) chega com Andréa e separa a briga. Descontrolado, Marcos arrasta a mulher pelo braço e lhe dá um safanão. Em casa, Raquel o enfrenta. ''Fui eu quem agarrei o Vanderley. Fui eu quem deu o beijo nele!", confessa ela, arrogante. Furioso, ele acaba esbofeteando a mulher e jogando-a em cima da cama. ''Cala a boca ou apanha mais!", ordena.

Depois da casa arrombada é que o marido traído resolve pôr a tranca. Ou seja, Marcos se convence de que Raquel é uma boa bisca e não vai parar de pular a cerca. Então, decide trancafiá-la no quarto. Mesmo assim, ela consegue fugir aproveitando uma distração do marido.

Assista o Capítulo 35 exibido nesta sexta-feira



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

RAQUEL TEM CRISE DE CIÚMES DE VANDERLEI E BRIGA COM MARCOS


Marcos (Guilherme Fontes) está em um momento de trégua com Raquel (Glória Pires) e resolve fazer uma surpresa à esposa pelos seis meses de casado.

O jovem executivo resolve fazer uma surpresa para a esposa dando uma linda orquídea. Raquel, a princípio não dá muita importância até perceber que a flor esconde um belíssimo e caro anel. Depois do presente, os dois vão dançar em uma boate para comemorar.

Quem também chega ao local são os noivos Andrea (Karina Perez) e Vanderlei (Paulo Betti). O clima esquenta e Raquel não suporta ficar ali. 

O casal briga seriamente e este casamento está por um fio. Será que Raquel vai enrolar Marcos mais uma vez? Não perca essas cenas em Mulheres de Areia!


TEM A VER...


...COM A NOVELA: Marcos Frota lutou para ganhar o papel de Tonho da Lua no remake de Mulheres de Areia. Saiba mais em matéria publicada na época. Em Curiosidades.


...COM O CAPÍTULO: As maldades de Raquel parecem não ter fim. A megera ainda empurrou Tonho da Lua das pedras. Saiba mais aqui.

Assista o Capítulo 34 exibido nesta quinta-feira

A LEOA ENTRA EM CENA


Uma boazinha, outra malvada. Elas estão de volta em versão renovada e começam a gravar amanhã suas primeiras cenas em "Mulheres de areia", com estréia prevista para fevereiro. Chamam-se Ruth e Raquel, são gêmeas idênticas e trazem no rosto traços inconfundíveis - os da atriz Glória Pires, afastada do vídeo desde a novela "O dono do Mundo".

Mãe pela segunda vez há menos de quatro meses, Glória tem se desdobrado nos últimos dias para conciliar os cuidados exigidos pelas filhas com o trabalho de composição das personagens que vai encarnar. Concentra-se também na leitura dos 40 primeiros capítulos. As suas falas, como Ruth e Raquel, equivalem às de todos os outros personagens da novela juntos. Haja fôlego.

Glória não reclama. Com 22 anos de carreira - fez 15 novelas e quatro filmes - ela se mostra amadurecida aos 29 anos e revela o amor à profissão no brilho dos olhos e no entusiasmo com o novo trabalho. Leoa, como seu signo.

O GLOBO - Você ficou um ano longe da TV. O que pesou na decisão de voltar?
Glória Pires - Ainda acho, às vezes, que não deveria estar voltando. Queria dedicar um tempo maior para a Antônia, que está com quatro meses. Mas a possibilidade de viver dois personagens na mesma novela acabou pesando. Uma oportunidade como essa é difícil de aparecer de novo. A hora certa para sair do ar e para voltar é uma loteria. Quando tenho que tomar decisões desse tipo, respeito muito minha intuição. E ela não costuma falhar. Nas vezes em que decidi errado, forcei a barra.



O GLOBO - Na novela, Ruth é a boa e a Raquel a má. Nesta haverá algum traço da Maria de Fátima de "Vale tudo"?
GLORIA - Não dá para comparar: A Raquel tem uma maldade mais básica que a Maria de Fátima. Ela só quer viver bem, ter grana, casar com um cara rico. E vai fundo nisso, mesmo que signifique roubar o namorado da irmã. Maria de Fátima era maquiavélica e sua maldade era mais sofisticada. Era uma personagem que não apelava para o óbvio.

O GLOBO - A preparação das personagens deu trabalho em dobro?
(Glória vai buscar um pacote com os 40 primeiros capítulos da novela, com as falas de Ruth marcadas em verde e as de Rachel em laranja).
GLORIA - Só para ter uma idéia, dá uma olhada nisso, As minhas duas personagens falam tanto quanto todos os outros. Sem exagero. Por ser uma novidade interpretar gêmeas, tive um trabalho de pesquisa muito maior. Inclusive entrevistei quatro gêmeas, para saber como se relacionam. E constatei que elas são, normalmente, muito unidas, ao contrário do que vai acontecer na novela.

O GLOBO - De uma hora para outra você precisa se desdobrar em seis - duas vezes atriz, duas vezes mãe, dona-de-casa e mulher do Orlando...
GLORIA - É complicado. Naturalmente vou trabalhar em condições especiais, pois não há a menor condição de passar um dia inteiro gravando, como acontece muitas vezes. O esquema de gravações terá que ser adaptado ao meu ritmo.

O GLOBO - E a velha cobrança de ter que atuar no palco, continua?
GLORIA - Ainda existe, mas o respeito é maior. Provei que não foi preciso ter pisado no palco para mostrar que sou boa atriz. Mas é uma vontade que tenho. No palco, a independência do ator é maior.

O GLOBO - Qual é a fórmula de uma boa novela?
GLORIA - Não basta ter uma estrela para a novela dar certo. É preciso ter um bom texto, entrosamento entre a equipe, num clima de respeito mútuo, e bons profissionais.

O GLOBO Mas não é sempre que a equipe trabalha nesse clima de respeito mútuo, há boatos...
GLORIA - Olha, tem muita gente que usa o crachá da Globo como se fosse out-door. Procuro ficar sempre distante disso, me imunizar. Eu não me misturo mesmo. Tem muita gente afastada do vídeo há muito tempo e não sabe por que. Muitas vezes a razão está no disse-me-disse.
Glória em Vale Tudo

O GLOBO - O horário das oito dá mais audiência. Preferiria estar de volta neste horário?
GLORIA - Não tenho preconceito contra novela das seis, apesar da audiência menor e dos orçamentos bem mais baixos. Mas me disseram que "Mulheres de Areia" tem orçamento de novela das oito (risos). Em numa novela das seis pode-se experimentar mais.

O GLOBO - Qual a melhor novela em que você atuou?
GLORIA - De todas que fiz, a que mais se aproximou da perfeição foi "Vale tudo". Era folhetim, mas superatualizado com personagens bem desenhados, uma boa trama.

O GLOBO - É difícil contracenar com quem ainda não é ator?
GLORIA - É muito pior do que contracenar com um mau ator. O ator mesmo ruim, tem o que chamo de cabeça de ator. O ator revela na forma como se posiciona, na pesquisa dos personagens, na briga por seu trabalho. É difícil explicar a cabeça de ator. E é difícil também fazer uma cena com quem não é ator. Com atores, a cena vira um bate-bola.

O GLOBO - Como vai a cidadã Glória Pires?
GLORIA - Preocupada. Eu fico preocupada pelos meus filhos e pelos filhos dos outros. Quando minha filha vai à rua, eu fico desesperada, rezando para que nada aconteça a ela. A situação das crianças abandonadas é muito triste. Pode até parecer demagogia ou lugar-comum, mas o fato é que a situação é real e ninguém faz nada. Quando eu era menor de idade, o juizado de menores me enchia, querendo saber para onde ia meu dinheiro, se eu era explorada. Mas as crianças que são verdadeiramente exploradas não têm a menor atenção.

O GLOBO - E o que você espera desse novo Governo?
GLORIA - Sinceramente, não sei o que esperar do novo governo. Sempre que entra uma pessoa nova, a gente pensa "agora vai'', mas no final das contas acaba não mudando nada.

O Globo
29/11/1992

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

RAQUEL EMPURRA DA LUA DAS PEDRAS


Raquel (Glória Pires) está possessa porque foi expulsa por Vanderlei (Paulo Betti) de seu quarto. A mulher de Marcos (Guilherme Fontes) não admite o casamento de seu amante com Andrea (Karina Perez) e veio a Pontal só para procurá-lo.

Quem também atravessa seu caminho num mau momento é Da Lua (Marcos Frota). O rapaz a provoca dizendo que todo mundo sabe que ela só está ali por causa do amante e que nem Vanderlei quer mais ela.

Raquel, bastante irritada, manda Tonho calar a boca e o agarra pela gola. Eu te mato! E por acidente, pode matar mesmo. Da Lua perde o equilíbrio e cai do alto das pedras.

Assustada, a irmã de Ruth deixa o escultor desmaiado e foge. Não perca essas cenas em Mulheres de Areia.




Assista o Capítulo 33 exibido nesta quarta-feira

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VIRGÍLIO AGARRA TÔNIA E ELA O ATINGE NA CABEÇA



A situação está ficando cada vez mais tensa entre Virgílio (Raul Cortez) e Tônia (Andrea Beltrão). O vice-prefeito está obcecado pela comerciante e não desiste de conquistá-la. 

Entretanto, sabendo do caráter de Virgílio, Tônia não alivia e as coisas podem ficar ainda piores daqui pra frente. A moça não cede um milímetro para o empresário e ele não admite negativas. 

Virgílio aparece no Bazar da Tônia e a agarra. A filha de Zé Pedro (Carlos Zara) tenta se desvencilhar, mas a única alternativa para afastar o marido de Clarita (Susana Vieira) é batendo com uma carranca de madeira em sua cabeça. 

Não perca essas cenas em Mulheres de Areia!




Assista o Capítulo 32 exibido nesta terça-feira


terça-feira, 25 de outubro de 2011

DONATO AFUNDA BARCO DE CHICO BELO


O plano de Donato (Paulo Goulart) de continuar dominando o pescado de Pontal D'Areia vai atingir agora o pescador Chico Belo (Joel Barcelos). Chico acabou de ganhar um barco novo de seu filho Tito (Eduardo Moscovis), mas sua felicidade vai durar pouco.

Prometendo levar Marujo (Ricardo Blat) para o mar, Donato tem sua ajuda. O plano é simples. Marujo deverá pegar o barco do companheiro, levá-lo para alto mar e fazer um furo no casco. Depois disso, basta pular pro barco onde estará o padrasto de Tonho (Marcos Frota).

Donato atinge o ponto fraco de Marujo. Se ele ajudá-lo, o pescador poderá ir atrás do tubarão que lhe arrancou o braço. 

Chico Belo e Tito dão por falta do barco e vão buscar ajuda com S. Floriano (Sebastião Vasconcelos). Diante da certeza do sumiço, vão até o delegado. Será que Donato venceu mais uma vez? 

Não perca as emoções de Mulheres de Areia.

TEM A VER...

...COM GLORIA PIRES: Na época de Mulheres de Areia, os jornais choviam de entrevistas com a atriz que interpretou as gêmeas Ruth e Raquel. Leia mais uma entrevista com Glória Pires falando sobre o processo de criação de suas personagens em Curiosidades.

Assista o Capítulo 31 exibido nesta segunda-feira

AS ARTIMANHAS DE IVANI RIBEIRO


Ivani Ribeiro realmente sabia como poucos contar uma boa história e brincar com a identificação do público. Assistindo Mulheres de Areia, percebemos algumas artimanhas bem preciosas para se estabelecer e solidificar uma boa novela.

Vamos relembrar que quando Mulheres de Areia começa temos um jovem cowboy apaixonado pela doce Ruth, a gêmea boa. Alaor é tudo que uma mulher gostaria de ter: masculino, bonito, trabalhador, honesto, mas a professora o quer apenas como amigo e decide voltar para a casa dos pais que agora moram em Pontal D'Areia.

Ruth conhece Marcos, o jovem herdeiro da família Assumpção e por ele se apaixona, mas de olho na riqueza do rapaz, Raquel, a gêmea má começa a armar e consegue roubar o namorado da irmã. Marcos se apaixona de fato por ela e o público começa então a considerá-lo um banana, logo, merece ser enganado mesmo.

O caminho natural seria então todos torcerem por um casal que daria certo: Alaor e Ruth. Mas Ivani não era boba, pega o cowboy apaixonado e o coloca no caminho da intempestiva Malu (Vivianne Pasmanter). A química é perfeita e a autora parece confiar bastante nisso. Tanto que nem se cita mais esta primeira paixão.

Então voltemos ao triângulo Ruth-Marcos-Raquel. Raquel e Marcos se casam e Ruth fica lá sofrendo enquanto o casal se diverte em lua de mel. Marcos continua sendo um banana, mas as coisas começam a mudar ainda na viagem. A primeira briga vem mostrar que ele não é tão bobo assim.

Aí vem o golpe de mestre da autora. Marcos começa a trocar as bolas quando se refere a Raquel. A megera deixa bem claro: "Quem disse isso foi a Ruth!" ou ainda "A Ruth é que não bebe, não fuma e que gosta de cheiro de camarão!". 

O público percebe, então, que Marcos já entendeu o erro cometido e o conflito que fortalece o personagem se arma. Ele se casou com uma, mas se descobre verdadeiramente apaixonado por outra. Até que um acidente (importante dizer que antes do capítulo 80 na exibição original) vai mudar completamente a vida de todos e a novela toma o rumo de um grande romance melodramático e quase trágico. 

E a partir disso, acontece aquilo que só uma boa novela pode oferecer. Todos torcem, todos sofrem, todos se emocionam. Se este não for o papel de uma telenovela, então que se apaguem as luzes.

Por Jean Cândido Brasileiro

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RUTH DÁ UM BOFETADA EM RAQUEL


Raquel (Glória Pires) conseguiu que Ruth enganasse Marcos (Guilherme Fontes). Ele, acreditando estar em frente à sua esposa, a beija apaixonadamente e pela primeira vez eles conseguem conversar como um casal de verdade. 

Mas enganar o homem que ama é demais para a doce Ruth e depois que Marcos vai embora, chorando, ela diz que nunca mais fará isso. Raquel, cinicamente, diz que pensaria encontrar Ruth feliz, afinal ela ganhou um beijo e ainda completa: E que beijo.

Mesmo a sensível Ruth não tem sangue de barata e dá uma bofetada na irmã: Você não presta, Raquel. A gente não acerta as contas hoje porque meu pai tá aí fora com o Marcos, mas você não perde por esperar.

Não perca essas cenas no capítulo 31 de Mulheres de Areia


Assista o Capítulo 30 exibido nesta sexta-feira

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

RAQUEL PEDE QUE RUTH FINJA SER ELA PARA MARCOS



Raquel (Glória Pires) está completamente insana com a notícia do casamento entre Vanderlei (Paulo Betti) e Andrea (Karina Perez). A mulher de Marcos (Guilherme Fontes) vai a Pontal com a desculpa de consolar sua mãe por conta do roubo do dinheiro.

Raquel vai ao encontro de Vanderlei, mas vestida com uma roupa de Ruth. Marcos vai atrás e acaba flagrando o encontro dos dois. A megera afirma ser Ruth, mas Marcos não acredita e pede provas. Quer encontrar as duas irmãs juntas. 



Em casa, Raquel dá um jeito de passar sua aliança a Isaura (Laura Cardoso) para que Ruth finja ser ela, ajudando assim na traição.

Será que Ruth vai topar? Não perca as emoções de Mulheres de Areia!



TEM A VER...


...COM O BLOG: Pegue o barco e saia navegando pelo blog. Em Curiosidades, leia editorial sobre as artimanhas de Ivani Ribeiro para conquistar o público em Mulheres de Areia. Aproveite para conhecer um pouco mais da autora, na seção dedicada exclusivamente a ela. 

Apesar de ainda estar no início, já ouvimos dois temas internacionais de Mulheres de Areia. A primeira foi Let It Be, cantada por Ouriel, na lua de mel de Marcos e Raquel. O outro tema é Easy, a famosa canção do The Commodores na versão do Faith No More. Ouça estes temas e o LP Nacional completo em Trilha Sonora.

...COM A NOVELA: Perdeu o capítulo 29, exibido nesta quinta-feira? Acesse o site oficial e veja os melhores momentos www.globo.com/mulheresdeareia

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DONATO ROUBA O DINHEIRO DE FLORIANO


Donato (Paulo Goulart) está com medo de perder o reinado com a história de Floriano (Sebastião Vasconcelos) comprar barcos e formar uma cooperativa com os outros pescadores. 

Até Da Lua (Marcos Frota) já sofreu as consequências com todos acreditando que ele havia delatado o grupo ao padrasto. Mas sem querer, o escultor vai acabar ajudando Donato.

Tonho deixa escapar que Floriano guardou o dinheiro em sua casa e Donato tem uma ideia de como resolver de uma vez seu problema. O pescador invade a casa e rouba tudo, deixando o pai de Ruth e Raquel sem condições para a compra dos barcos.

Será que Donato venceu essa batalha? Não perca em Mulheres de Areia!



TEM A VER...

...COM A NOVELA: Leia editorial sobre as artimanhas de Ivani Ribeiro para ganhar o público em Mulheres de Areia. Em Curiosidades.


Leia sobre Ivani Ribeiro, a grande novelista responsável por sucessos como Mulheres de Areia, A Viagem e A Gata Comeu. 

...COM OS CAPÍTULOS PERDIDOS: Assista os capítulos perdidos no site oficial da novela. www.globo.com/mulheresdeareia

MARCOS ZARA E MARCOS FONTES


Como numa novela, passado e presente se misturaram na terça-feira, em Angra. Emocionado, Carlos Zara que viveu o Marcos Assunção e dirigiu "Mulheres de Areia", em 1973, abraçou Guilherme Fontes, o Marcos Assunção da versão 93 da trama.

Zara contou que vai fazer uma participação na história atual, vivendo o sorveteiro Zé Pedro. O personagem, na verdade, pertencia a "O espantalho", sucesso de Ivany Ribeiro, em 1977. Com a compilação das duas novelas, ele foi inserido como um observador de tudo o que acontece em Pontal D'Areia.

- A história é a mesma, mas foram adicionadas algumas coisas de "O espantalho". Tem também uma grande preocupação ecológica. Mas ainda não sei até que ponto meu personagem vai funcionar na trama - comentou Zara.

O ator acredita que como ''as novelas são histórias contadas através da televisão", não se pode mexer muito em uma fórmula que vem dando certo há tanto tempo:

- Com os recursos técnicos pode-se gravar as cenas mais rapidamente. Acho que se a gente começa a sofisticar demais, a novela perde. O grande mérito e o charme de "Mulheres de areia" estão na simplicidade e na pureza da trama de Ivani.

Com Guarnieri e Eva
em cena da novela
Tido como diretor muito exigente na época da primeira gravação da novela, Carlos Zara lembrou que o elenco tinha um certo distanciamento dele. As divergências de opinião eram freqüentes até com Eva Wilma, a protagonista da história e com quem mais tarde acabou se casando. Hoje só restam boas lembranças.

- "Mulheres de Areia" é um clássico da dramaturgia novelesca - resume Zara.

Guilherme Fontes não viu a novela em 1973. Ele prefere não se ligar ao passado e fazer um Marcos Assunção muito próprio:

- É difícil defender uni personagem antes de a novela ir ao ar. Estou começando a conhecê-lo agora. Sei que ele trabalha numa corretora de valores, é apaixonado pela Ruth (Glória Pires) e deve suceder o pai na administração da Pousada da Praia. O que me motiva em "Mulheres de areia" é o universo particular, em que todos os tipos são puros e enigmáticos.

DOIS DIAS DE CORRE-CORRE E 11 CENAS GRAVADAS - Dois dias, 11 cenas gravadas, 80 figurantes, 55 pessoas entre técnicos e elenco. Foi grande a mobilização no Hotel do Frade para que tudo corresse dentro do previsto pela produtora executiva Mana Alice Miranda. Na última quarta-feira, a chuva prejudicou a realização dos stock-shots - imagens da paisagem que serão inseridas durante o desenrolar da novela. Mas quando foi necessário, o sol brilhou.

Na terça-feira, antes das cenas sobre a interdição da praia em frente à Pousada, Matias (Chico Tenreiro), Joel (Evandro Mesquita), Tônia (Andréa Beltrão), Marujo (Ricardo Blat) e Floriano (Sebastião Vasconcelos) discutiram sobre a melhor atitude a tomar diante da decisão do prefeito. Wolf Maia lembrou que a briga entre o prefeito bom caráter, ainda sem ator definido, e o vice explorador (Raul Cortez) pertencia a "O espantalho".

- Ivani Ribeiro tem 80 anos e 39 novelas. Ela escolheu as duas melhores e fez um texto bem interessante. Quem tiver assistido à primeira versão poderá lembrar das tramas principais, mas estamos fazendo uma outra novela - diz Wolf.

Ainda sem ator escalado, o personagem mais puro da trama, o escultor Tonho da Lua, tem três fortes candidatos: Marcos Frota, Ângelo Antônio e Irving São Paulo, que poderá viver um piloto de helicóptero, caso não seja o escolhido. Para o papel de Clarita, mãe de Marcos e Malu, já está confirmada Suzana Vieira. Wanderley, que trabalha na fazenda de Arlete (Thaís de Campos), será vivido por Paulo Betti. Humberto Martins será Alaor, o par romântico da rebelde Malu.

Jornal O Globo
28/10/1992

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DA LUA DIZ A CLARITA QUE RAQUEL ROUBOU MARCOS DA IRMÃ


Da Lua (Marcos Frota) volta do médico com Arlete (Thaís de Campos) e Ruth (Glória Pires) para Pontal, mas antes de irem pra casa, a ex-patroa de Ruth resolve passar na casa de Virgílio (Raul Cortez) e Clarita (Suzana Vieira).

O casal está brigando quando os três entram e logo o assunto da discussão é esquecido quando Da Lua fala que não gosta de Raquel e que ela roubou o namorado da irmã. Clarita fica abismada, mas o escultor ainda completa. O Marcos não vai ser feliz com a Raquel. 

Ruth arrasta o amigo para fora da casa e Clarita afirma para Virgílio: Eu tô pasma.

Não perca essas cenas no Cap. 20 de Mulheres de Areia!

TEM A VER...

...COM O BLOG: Continue votando em nossa enquete! Qual a armação mais divertida de Malu (Viviane Pasmanter) até o momento?

...COM O CAPÍTULO DE HOJE: Raquel (Glória Pires) e Marcos (Guilherme Fontes) têm sua primeira briga. Raquel resolve patinar com um americano e o marido fica com ciúmes. Ela avisa a Marcos que ele não é seu feitor e nem ela escrava. O clima vai esquentar.

...COM O PASSADO: Leia matéria com Carlos Zara, o Marcos da primeira versão em Curiosidades.

Assista o Capítulo 19 exibido nesta quinta-feira

O ESPANTALHO QUE ASSUSTOU SÍLVIO SANTOS E DESMANCHOU SEU SORRISO


SÃO PAULO - O alto preço que a novela O Espantalho custou ao Estúdio Sílvio Santos de Cinema e Televisão e os baixos índices alcançados na TV Record de São Paulo, média de 6,2 nas pesquisas do Ibope, e o fraco retorno financeiro, foram os principais fatores que levaram a diretoria da Sílvio Santos S.A., empresa holding de um grupo de 19, que pertence a Senior Abravanel, verdadeiro nome do animador - a demitir 21 funcionários da parte técnica, de apoio e trabalho interno e 50 artistas cujos contratos venceram no último dia 5 e não foram renovados, entre os quais Jardel Filho, Vanda Cosmos e Riva Nimitz.


Ficou decidido, ainda, que Nathalia Timberg e Roland Boldrin, os únicos que tinham contrato de um ano, receberão normalmente os próximos três meses, embora não trabalhem nesse tempo, José Wilker, Renê de Vielmond, Edson Franca e Sueli Franco, que praticamente tinham acertado suas contratações, terão agora que esperar os entendimentos com a TV Tupi para a produção de uma próxima novela. Segundo Moisés Weltman, diretor do Estúdio SS, essa espera pode ser de dois meses, ou mais que isso.


O pequeno mercado de trabalho dos profissionais de televisão, teatro e comunicações, viveu alguns dias de euforia, com a concessão de um canal de televisão para o animador Sílvio Santos, em dezembro de 1975 e viveu também mais de um ano de decepções. As esperadas contratações sensacionais, que iriam melhorar os níveis salariais e abrir o mercado de trabalho, acabaram não acontecendo, O Estúdio Sílvio Santos, empresa criada para dirigir o Programa Sílvio Santos e produzir toda a programação artística do futuro canal 11 do Rio, a TV Studio (TVS, hoje SBT), criou suas próprias normas e estabeleceu-se dentro dos padrões da TV Tupi: pagar salários razoáveis, sem grandes desníveis entre os contratados. Na Rede Globo, os grandes astros recebem altos salários, enquanto os outros artistas, pessoal técnico e interno ganham pouco, o que deixa uma enorme faixa entre os dois extremos.

- Nunca havíamos feito novelas. Durante nove meses, tempo em que dá para nascer uma criança, trabalhamos em O Espantalho. Não havia nada. Tivemos de montar um departamento completo e isso custa dinheiro. Não tínhamos know-how e os santos não favoreceram. Gravamos 119 capítulos em nove meses, cada capítulo custou Cr$ 100 mil (o equivalente a R$ 100,00). Apanhamos e ficamos com as cicatrizes. Agora, sabemos que uma novela deve ser gravada no mesmo tempo de sua duração no ar, ou pouca coisa mais. Cada capítulo deve custar, no máximo, Cr$ 50 ou Cr$ 60 mil. Se tivéssemos feito no mesmo tempo de transmissão, cinco meses, teríamos alcançado lucro.


Moisés Weltman, diretor do Estúdio e ex-diretor da revista Amiga, é a pessoa que atende a imprensa para explicar os motivos e as razões que levaram Sílvio Santos a operar demissões e a não renovar contiatos. Assessorado por Arlindo Silva, ele procura -deixar claro que não houve outra saída.

Jardel Filho era Rafael,
Virgílio (Raul Cortez) no remake
Temos aqui uma comunidade com mais de 300 empregados. Tivemos que fazer um pequeno sacrifício para evitar problemas maiores. Temos uma televisão para abastecer. O Sílvio me disse que sua televisão não será nunca de enlatados, que para isso ele nunca teria pleiteado o canal. Gostaria de saber nosso próximo passo. O Sílvio tem a mesma coragem ao tentar e ao desistir, e partir para outra. Ele me disse: eu prefiro demitir e pagar tudo certo do que atrasar os salários. Não quero manter ilusão de emprego. E está certo, ora. Ou será que devia fazer, como a TV Rio, que atrasou oito meses de salário e depois fechou?


- Nós trabalhamos com fatos, não com a fantasia. Vejamos o IBOPE da última segunda-feira, dia 2 de maio. A Tupi teve 5.7, a Globo 47.0, e O Espantalho, no canal 7, 8,3. A TV Bandeirantes chegou a 13.9. Pois bem, se o nosso índice chegasse aos 10, seria um bom negócio. Com índices baixos, os anunciantes não vêm. Na verdade, não sabíamos quanto a novela ia render. Afinal, era a nossa primeira experiência. Não tivemos condições de fazer merchandising (publicidade indireta, como é feito nas novelas da Globo, quando os personagens entram em um bar, por exemplo, e a câmara mostra o anúncio de um cigarro e eles pedem em bom som uma determinada bebida). Teremos prejuízos e não sabemos de quanto vai ser. A novela está inédita no Rio e em outros sete Estados importantes, mas em São Paulo, onde esperávamos muito, os resultados ficaram aquém da expectativa - diz Weltman.

As gravações terminaram dia 29 de abril, embora em São Paulo a novela fique no ar até meio de julho, e será exibida, no Rio em data incerta, como o principal, programa da TV Studio quando a emissora entrar oficialmente no ar. Lançada em janeiro, em um canal de pouca audiência, cujo preço não é alto e fica bem abaixo dos cobrados pela Globo, teve sua parte comercial prejudicada ainda pelo mês de fevereiro, período de tradicional recesso publicitário. Houve pequena melhora em março e abril mas o retorno só começou a ser maior agora, quando restam apenas 40 dias de exibição. Com isso, falharam as previsões de recuperar-se o investimento feito apenas, em São Paulo.

Foi por causa do fracasso financeiro que paramos com as novelas. Entramos em hibernação, paramos para balanço econômico, artístico e comercial. A realidade da televisão é São Paulo, o Rio é uma incógnita. Por causa da decepção financeira concluímos que seria imprudente partir de imediato para outra. Isso nos levou, realmente, a demitir 21 pessoas da parte técnica e interna. Por eles eu choro, são gente que ganha pouco e que agora, ficarão soltos no espaço, já que o mercado de trabalho está ruim. Artista nenhum foi despedido. Eles tinham contratos que terminaram, e pronto. Foram os que menos sofreram e são os que mais choram. Mas todos receberam em dia, coisa que não é fácil acontecer hoje em dia. E olhe, ainda tentamos arrumar emprego para muita gente.


Entre os demitidos havia pessoas que largaram 11 anos de TV Tupi para trabalhar com Sílvio Santos.
Além de Nathalia Timberg e Rolando Boldrin, os primeiros artistas a serem contratados e os únicos com contratos de um ano (os outros assinaram, por seis meses, com opção de mais 3 meses), o Estúdio Sílvio Santos manteve ainda os diretores José Miziara e David Grimberg e a autora Ivani Ribeiro, cujo contrato vai até 1980. Moisés:



- Não queremos abrir mão de Ivani, o que prova que temos intenções de continuar com novelas no futuro. Fomos forçados a fazer esta economia agora, de aproximadamente Cr$ 1 milhão 500 mil mensais, mas continuamos a produzir o programa do Sílvio e a fazer shows, humorismo e musicais. Temos dois estúdios em perfeitas condições de uso, mais dois que podem ser ativados com um mínimo de esforço, caminhão, de externa, sofisticado aparelhamento técnico. Utilizamos parcialmente nossos recursos, e há uma capacidade ociosa. Quando a TV Studio entrar de vez na briga, teremos de alimentá-la. Não jogamos a toalha.

Há três hipóteses para o aproveitamento imediato de Ivani Ribeiro:


1 - Ela está escalada para escrever a próxima novela, caso os entendimentos com a TV Tupi cheguem a uma conclusão;


2 - ela pode escrever programas especiais, como teatro na TV, ou na linha dos casos especiais da TV Globo;


3 - ela pode ser emprestada para a Tupi, que pagaria seus salários durante certo tempo.
(Ivani acabou se transferindo de vez para a Tupi onde escreveu ainda em 1977 o grande sucesso "O Profeta")


Se a novela fosse exibida na Globo dava mais de 50 de IBOPE. Nós ainda tentamos encontrar um bom horário e descobrimos que às 21 horas, em São Paulo, não há novela. Não sei se foi bom ou ruim essa nossa escolha, diz Moisés Weltman.


Jornal do Brasil


Assista um trecho de O Espantalho, em cena Nathália Timberg e Jardel Filho.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VIRGÍLIO TENTA AGARRAR TÔNIA


A determinada Tônia (Andréa Beltrão) vai passar por uma situação bastante desconfortável. Depois de defender energicamente o prefeito Breno (Daniel Dantas) na praia, a comerciante vai precisar defender a si mesma. Mas dessa vez não é do povo, mas de Virgílio (Raul Cortez).

O vice-prefeito de Pontal aparece na loja da moça como quem não quer nada e diz à moça que tem pensado muito nela. Tônia não pensa duas vezes antes de responder Você devia pensar é na sua mulher, porém Virgílio não aceita recusas, a agarra e tenta beijá-la à força.

Será que Virgílio conseguirá o que tanto quer? Não perca em Mulheres de Areia.

TEM A VER...

Raul Seixas
no videoclip de Gita.
...COM O ESPANTALHO: Malu (Viviane Pasmanter) não é nada boba. Depois de chegar da fazenda com Carola (Alexandra Marzo) direto para Pontal D'Areia e escuta da mãe a história do espantalho, a moça logo sentencia: Dessa vez o velho foi longe demais. O tio Breno vai sofrer na mão dele até o fim.

...COM A TRILHA SONORA: Assista o clipe de Gita, tema de Tônia, música clássica de Raul Seixas. Você também pode ouvir este e outros temas da novela em Trilha Sonora.

...COM O BLOG: Leia o editorial do blog Mulheres de Areia. Em Sobre o Blog.

Assista os melhores momentos do capítulo 18 em
Mais tarde a íntegra aqui no blog!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O ESPANTALHO ENTRA EM CENA


Cada vez mais preocupado com os rumos que a decisão de Breno (Daniel Dantas) em proibir banhos em Pontal D'Areia  possa lhe trazer de prejuízo, Virgílio (Raul Cortez) resolve promover um achincalhamento público ao prefeito e cunhado.

A seu mando, Zé Pedro (Carlos Zara) mandou que fizessem um espantalho representando o prefeito e a cidade acordará com o boneco em praça pública e a placa: "Espantalho dos Turistas".

A manhã chega e muita gente se acumula ao redor do espantalho que foi pendurado em uma das placas de interdição da praia. 

Diante da confusão, Breno resolve se explicar diante da população, mesmo sob vaias. Será que o prefeito conseguirá convencê-los de suas boas intenções?

Não perca em Mulheres de Areia!

TEM A VER...

...COM O ESPANTALHO: Ivani Ribeiro se serviu de uma peça de teatro para compor parte de sua trama da novela O Espantalho. Trata-se de "O Inimigo do Povo" do norueguês Henrik Ibsen.A história passa-se numa cidade do interior da Noruega cuja maior fonte de renda advém de sua Estação Balneária. O Dr. Stockmann inquieta-se com as doenças que turistas e concidadãos apresentam e resolve investigar a água da cidade. Para sua surpresa percebe que todo o encanamento de água está poluída, então sente-se no dever de levar a verdade ao povo, mas sua denúncia representará o fechamento do balneário por dois anos além da má fama que se espalharia a seu respeito mesmo depois das obras necessárias para resolver a questão. Isso causaria um transtorno para a cidade que deixaria de lucrar com o turismo.


Ibsen
Não denunciar o fato, contudo, vai contra os ideais de Stockmann. A poluição das águas é usada como metáfora no drama de Ibsen para denunciar a sujeira na estrutura social daquela cidade - no governo, na imprensa, no comércio e na sociedade em geral. A insistência do Dr.Stockmann em fazer prevalecer a verdade torna-o persona non grata (um espantalho dos turistas na concepção de Ivani) para a população, sobretudo ao defender a idéia de que os valores daquela cidade estão sustentados sobre a mentira e de que o povo não tem a razão, ou seja, a maioria não tem o monopólio da verdade. Ele torna-se um inimigo do povo e conta apenas com o apoio de sua família e de alguns poucos membros da comunidade, que passam a sofrer represálias por conta disso.



Assista o Capítulo 17 exibido nesta terça-feira